Ideal do Arnado

O edifício “Ideal do Arnado” é um prédio com características industriais, cuja construção remonta à primeira metade do século passado, e onde funcionaram, até ao início dos anos 90, as instalações da antiga fábrica têxtil “Fábricas Ideal”.   A sua localização é na zona ribeirinha da cidade de Coimbra, mais precisamente na Rua do Arnado, freguesia de Stª Cruz.

Este imóvel encontra-se actualmente devoluto, em precário estado de conservação, e com um Pedido de informação Prévia aprovado na Câmara Municipal de Coimbra (CMC).   O projecto aprovado na CMC pressupõe a reconversão desta antiga unidade industrial num complexo que alberga várias valências: hotelaria, habitação e serviços irá nascer em dois edifícios de reconhecido valor arquitectónico, com uma localização excepcional na cidade de Coimbra.

Estamos no coração da zona “antiga” da cidade, já consolidada, com unidades industriais entretanto extintas e na encruzilhada das duas estações de caminhos de ferro, que vai ser alvo de uma profunda reconversão urbanística, dando continuidade aos projectos de requalificação da frente ribeirinha que já começaram a ser implementados.

O Hotel Vila Galé Coimbra, inaugurado recentemente, fica situado precisamente ao lado do edifício.   O edifício original está implantado num terreno com uma área de 5000 m2.   Situado na marginal do rio Mondego, a escassos metros da Estação Nova e da Av. Fernão de Magalhães, este edifício encontra-se num local de referência da cidade, tendo em conta a sua centralidade e o projecto de reconversão urbanística previsto para esta zona ribeirinha.

Foi deferido pela CMC um PIP – Pedido de Informação Prévia , com 2 lotes, A e B, correspondendo o lote A ao edifício existente e o lote B, a um novo edifício a ser erguido na parte posterior do terreno.   A área bruta autorizada ao promotor é de 4.500 m2 para o lote A e de 4.165 m2 para o lote B, perfazendo um total  de 8.665 m2.   No edifício principal (edifício A) está projetada uma unidade hoteleira, desenvolvendo-se num total de sete pisos.   Para o novo edifício (edifício B) prevê-se uma utilização residencial, restauração e serviços, (podendo também ser convertido em unidade hoteleira).

Preço : sob consulta

Localização no Google Maps :

Anúncios